Nietzsche
- Sobre a Verdade
O que é o macaco para o homem? Uma chacota ou uma vergonha dolorosa. E o homem será para o super-homem: uma chacota ou uma vergonha dolorosa. Você trilhou o caminho do verme ao homem, e ainda há muito de verme em você. Em tempos passados, você era macaco, e até agora o homem é mais macaco do que qualquer macaco. O mais sábio dentre vocês não é mais do que um conflito entre planta e fantasma.
F. Scott Fitzgerald
- O Grande Gatsby (techo)
Em meus anos mais juvenis e vulneráveis, meu pai me deu um conselho que jamais esqueci: Sempre que você tiver vontade de criticar alguém lembre-se de que criatura alguma neste mundo teve as vantagens de que você desfrutou.
William Golding
- O Senhor das Moscas (trecho)
O menino louro disse isso em tom solene, mas aí o prazer de uma ambição afinal realizada tomou conta dele. No meio da clareira, plantou uma bananeira e fez uma careta para o menino gordo, de cabeça para baixo.
Henry Miller
- Trópico de Câncer (trecho)
Para cantar é preciso primeiro abrir a boca. É preciso ter um par de pulmões e um pouco de conhecimento de música. Não é necessário ter harmônica ou violão. O essencial é querer cantar. Isto é, portanto, uma canção. Eu estou cantando.
Ernest Hemingway
- O velho e o mar (trecho)
O velho pescador era magro e seco, e tinha a parte posterior do pescoço vincada de profundas rugas. As manchas escuras que os raios do sol produzem sempre, nos mares tropicais, enchiam-lhe o rosto... Tudo o que nele existia era velho, com exceção dos olhos que eram da cor do mar, alegres e indomáveis.
Bob Marley
Os ventos que às vezes tiram algo que amamos são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar... Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre...
Franz Kafka
Quando eu começava a fazer alguma coisa que não te agradava e tu me ameaçavas com o fracasso, então o respeito pela tua opinião era tão grande que com ele o fracasso era inevitável.
Jean-Paul Sartre
- A Função do Escritor
O escritor escolheu a revelação do mundo e especialmente a revelação do homem aos outros homens para que estes adquiram, em face do objeto assim desnudado, toda a sua responsabilidade. Ninguém pode fingir ignorar a lei, porque há um código, e porque a lei é coisa escrita: depois disto, pode infringi-la, mas sabe os riscos que corre. Do mesmo modo, a função do escritor é fazer com que ninguém possa ignorar o mundo e que ninguém se possa dizer inocente.
Jean-Paul Sartre
A escolha é possível, em certo sentido, porém o que não é possível é não escolher. Eu posso sempre escolher, mas devo estar ciente de que, se não escolher, assim mesmo estarei escolhendo.
Oscar Wilde
- Escolho meus amigos... (trecho)
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril.
Steve Jobs
- Discurso aos formandos de Stanford
O tempo de que vocês dispõem é limitado, e por isso não deveriam desperdiçá-lo vivendo a vida de outra pessoa. Não se deixem aprisionar por dogmas - isso significa viver sob os ditames do pensamento alheio. Não permitam que o ruído das outras vozes supere o sussurro de sua voz interior. E, acima de tudo, tenham a coragem de seguir seu coração e suas intuições, porque eles de alguma maneira já sabem o que vocês realmente desejam se tornar. Tudo mais é secundário.