Anônimo
- O Povo
O povo não tem a mínima cultura. Muitos nem sabem ler ou escrever. O povo não viaja, não se interessa por boa música ou literatura, não vai a museus. O povo não gosta de trabalho criativo, prefere empregos ignóbeis e aviltantes. Isto quando trabalha, pois há os que preferem o ócio contemplativo, embaixo de pontes. Se não fosse o povo nossa economia funcionaria como uma máquina. Todo mundo seria mais feliz sem o povo. O povo é deprimente. O povo deveria ser eliminado.
Dostoiévski
- Ateus
Creio que, quanto maior é a inteligência, maior o tédio. Veja apenas uma coisa: as pessoas estudam desde que o mundo é mundo, mas que foi que aprenderam de bom, para que o mundo se tornasse um lugar belo e alegre tanto quanto possível e transbordante de todas as alegrias? E lhes direi ainda: eles não têm beleza, e não a querem; estão todos perdidos, apenas cada um deles se agarra à sua perdição e não pensa em voltar-se para a única Verdade; viver sem Deus é puro tormento.
Dostoévski
- Riso
O riso exige antes de tudo franqueza: onde encontrar franqueza entre os homens? O riso exige bondade, e as pessoas na maior parte do tempo riem maldosamente. O riso franco e sem maldade é a alegria: onde encontrar alegria em nossa época, e as criaturas sabem alegrar-se?